terça-feira, 25 de novembro de 2008

[2008] Cubo Card experimenta nova política na 3º SEDA



Mais um ano se encerra e o projeto da SEDA - semana do audiovisual, tem o prazer de fechá-lo como último projeto do Espaço Cubo, no ano de 2008.

Projeto que se encontra em sua terceira edição e se mantém anualmente com o apoio da secretaria municipal de cultura e do próprio espaço cubo, exclusivamente em permutas, através do cubo card.

Em 2008, a SEDA foi reconhecida pelo ministério da cultura (MINC) através da Funarte. Com o apoio de R$ 25.000,00 em espécie, a SEDA ganha um fôlego maior para o melhor desempenho de suas atividades.

A Semana do audiovisual constitui em seu conceito desde a 2º edição, a valorização da economia solidária como ferramenta essencial de viabilidade e valorização cultural, não somente utilizando da moeda complementar para se manter, como abrindo canais para que o público participe dessa construção.

Prova disso foi a criação de uma remuneração pelas oficinas do projeto, pautada na troca de serviços ou produtos. Em 2007, o preço estipulado para a inscrição foi de Cc$ 100,00 cubo cards e 100% dos inscritos cederam serviços de sua competência para os projetos do Espaço Cubo em troca da participação na oficina da semana que culminou na realização de quatro obras audiovisuais.

Em 2008 as inscrições também deverão ser pagas em cubo card, porém, o próprio inscrito vai botar preço na sua inscrição a partir do que vai oferecer como contrapartida. Ou seja, se levo um livro com o preço de Cc$ 20,00 cubo cards ou se ofereço um serviço de design que custa Cc$ 100,00 cubo cards, é esse o preço que dou pra oficina. Cada um paga como quiser e ainda estipula o valor que quer atribuir à sua 'moeda' de troca.

O exercício pode nos levar a resultados curiosos e para os mais criativos, encontrarão ferramentas necessárias para descobrir qual o valor que o indivíduo dá a certos serviços ou produtos que a sociedade presta, como também, o que lhe parece ter mais valor. Além disso, a ferramenta faz da Seda um projeto experimental com participação popular voltada para os rumos da economia solidária e moedas complementares.

O banco cubo card estará acompanhando integralmente as trocas e recebendo os materiais ou serviços acordados no ato da inscrição. As inscrições se iniciam durante a 1º Convenção de Moda de Cuiabá, no estande da Cubo Discos e se estende no MISC - Museu da Imagem e do Som até o dia 07 de dezembro.

Participem!

Nenhum comentário: