sexta-feira, 15 de agosto de 2008

[2008] Economia Solidária se mostra prioridade no Calango


Paul Singer em palestra no Festival Calango


É notório que uma das atrações mais explosivas do Festival Calango 2008 foi a palestra do economista (por natureza e academia) Paul Singer. O tema Economia Solidária por sua vez, ganhou a devida atenção proporcional ao conceito desenvolvido pelo Instituto Cultural Espaço Cubo, com a moeda complementar Cubo Card. Mais do que uma moeda, o Cubo Card trata-se de um sistema de crédito pautado totalmente nos princípios de uma economia solidária e alternativa.
.
Paul Singer trouxe um pouco do seu vasto conhecimento para que toda a população cuiabana e especialmente, os coletivos envolvidos no Festival, conseguissem realmente impulsionar esse conceito em prática, nas suas atividades cotidianas. Um verdadeiro mestre do tema não poderia causar menos estímulo.
.
Junto à palestra de Paul Singer, a temática da economia solidária foi trabalhada no 1º Congresso Fora do Eixo, através do GT de ECONOMIA SOLIDÁRIA E MOEDAS COMPLEMENTARES que teve por objetivo conhecer mais das práticas já realizadas no universo da produção independente. Sem pretensão, o parâmetro mais palpável foi o sistema de crédito Cubo Card do qual viemos maturando em Cuiabá há 4 anos. Para tanto, um projeto do Cubo Card foi distribuído e estudado pelos participantes.
.
O que fica claro pelo projeto do Cubo Card é que um mapeamento de serviços e produtos de cada coletivo é o primeiro passo para a implementação de uma moeda. Além disso, devem ser mapeados setores de serviços e produtos externos aos coletivos, em cada município, na perspectiva de serem integrados ao sistema.
.
Como se não bastasse Paul Singer e um Congresso que abarca o tema, o Festival ainda trouxe a moeda complementar em sua cultura cotidiana, tendo distribuído cubo cards para cada congressista, bandas, produtores, coletivos e equipe em geral a fim de usufruírem e se engajarem no sistema durante o período do Calango e para além dele. Esse fator auxiliou e muito a todos os envolvidos visualizarem como é que na prática pode se comer, dormir, beber e vestir com o cubo card.
.
Ficou comprovado que teoria e prática devem mesmo caminhar juntas para que essa dialética do crescimento aconteça. E o Festival Calango provou mais uma vez que não se trata de um simples Festival de música ou de arte, é um Festival legítimo de Cultura alternativa.

Daqui a pouco vocês poderão conferir na íntegra, a quantidade e o valor de moeda cubo card distribuídos e recolhidos pelo Festival Calango.

Fiquem atentos!

Nenhum comentário: