Imagem ilustrativa
Arranjos produtivos locais pela wikipédia, são o conjunto e atores econômicos, políticos e sociais que desenvolvem atividades econômicas correlatas e que apresentem vínculo de produção, interação, cooperação e aprendizagem. Certamente os APL´s são essenciais para o desenvolvimento sustentável de um cenário, em partcular, o cultural. Afinal, é a partir da organização de uma cadeia produtiva que conseguimos construir um terreno fértil para o desenvolvimento das pontencialidades locais, no caso, os potenciais da cultura. O Espaço Cubo e o Coletivo Goma já atuavam na articulação e execução da cadeia produtiva musical de Cuiabá e Uberlândia tornando esses arranjos locais bases forte de sustentação para a construção de um arranjo nacional, com o Circuito Fora do Eixo.
Em 2009, a oportunidade de conceituar e expandir os trabalhos que já existiam no cenário musical, na forma de um projeto piloto de Arranjo Produtivo Local, abriu um canal para a transversalidade entre a Tecnologia Social e a Cultura, ampliando o panorama que visa se espalhar pela rede. O processo ainda legitima uma ferramenta importante para a política cultural do país.
O projeto do APL (Arranjo Produtivo Local) Cuiabá e Uberlândia foi desenvolvido pelos Coletivos envolvidos e parceiros como a ONG Programando o Futuro (DF), além do idealizador Marcus Franchi do Ministério da Cultura. A partir de agora, estamos no aguardo da aprovação do Convênio e trabalhando na expansão dos APL´s pelo Circuito Fora do Eixo.
Acessem:
Projeto APL Cuiabá e Uberlândia 2009
Orçamento APL Cuiabá e Uberlândia 2009
Projeto oficial APL Cuiabá - inscrição MCT 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário