sábado, 23 de maio de 2009

[2009] Economia solidária ganha força na cultura nordestina

A política pública do nordeste promete fortalecer o empreendedorismo econômico cultural entre 2010 e 2011, através do convênio firmado entre o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Iniciativa bem sugestiva para outros bancos regionais.

Durante os dois anos citados, R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) serão destinados para a Cultura do Nordeste e com um percentual considerável para municípios com menor índice de desenvolvimento humano
(IDH), de maior índice de exclusão social (IES) e aqueles que já estão envolvidos no programa federal "Territórios da Cidadania".

A boa notícia considera o setor cultural como ambiente propício para o desenvolvimento econômico e social, potencializando o empreendedorismo que já emerge da sociedade cultural nordestina. É o momento oportuno para que os Coletivos culturais do Nordeste paticipem do edital na perspectiva do desenvolvimento econômico solidário como melhor alternativa de crescimento cultural. Especialmente pelas moedas complementares, inseridas na ECOSOL, possibilitarem a troca de trabalhos entre grupos afins gerando o sustento de uma rede cultural, como é o caso do Circuito Fora do Eixo.

O Edital é aberto ao público e faz parte do Programa BNB de cultura, existente desde 2005. Em tempos de investimentos na economia pautados pelo empreendedorismo cultural e solidário, é necessário aproveitar a oportunidade gerando a continuidade da auto-gestão do setor.

Acessem a matéria sobre o convênio na íntegra, pelo Cultura e Mercado.

Nenhum comentário: