RELATÓRIO ADMINISTRATIVO ESPAÇO CUBO
ATIVIDADE 1º Congresso Regional Centro Oeste 2010
__________________________________________________________
NOME: LENISSA LENZA CAMPOS
ENDEREÇO:
E-MAIL: cubocard@gmail.com
CPF:
RG:
TELEFONE: 65 9608-2170
SETOR DE ATUAÇÃO: Cubo Card
Obs.: Envie cópia de até dois documentos pessoais.
__________________________________________________________
1. ATIVIDADES EXECUTADAS (POR ITENS):
* Inserir o tempo de duração de cada item executado.
MÊS/ANO: 07 e 08/2010
DATA: 01 à 30/07 e 04 à 07 de agosto
3. RELATOS
O 1º Congresso Regional Fora do Eixo Centro-Oeste se desenvolveu sendo o primeiro laboratório das etapas regionais realizado na rede Fora do Eixo. Realizado em Brasília (DF), entre os dias 04 e 06 de agosto de 2010, o Congresso CO se faz na capital do Brasil, o maior encontro dos pontos fora do eixo regionais. Brasíla foi escolhida por aglutinar a maior parte dos pontos fora do eixo da regional; por sediar alguns dos projetos estratégicos locais e nacionais encampados pela rede, como o Valores FDE junto ao PNUD, o CBAC (Comissão de bandas circulantes), escritório FDE brasília; Por ser um território geograficamente de melhor acesso aos pontos e por ser o pólo político do país.
A coordenação do evento ficou a cargo dos Coletivos Esquina e Espaço Cubo junto à gestão e produção colaborativa dos coletivos Cultcha, Bloco, Escritório FDE Brasília, Bigorna, Pequi, Brejo, Goiaba e Fósforo. As reuniões de pré produção do evento aconteceram periodicamente às quartas-feiras, a partir das 20 hrs. Durante as reuniões se formaram comissões, a metodologia do projeto, a programação, as planilhas de atendimento, fichas de inscrição, hospedagens solidárias, sede, cronograma de execução e demais tec´s para a execução e sistematização do evento.
O locais que sediaram toda a programação do evento foram o PNUD (parte matutina) e a Cobertura Esquina, no prédio de um dos integrantes do coletivo. Ambos dotados de infra necessária para o bom desempenho da ação, como internet, projetor, telão, água, café, mesas e cadeiras, microfones e etc. Todos os congressistas receberam um kit atendimento contendo a programação + caneta e blocos de anotação (reciclados) dentro de uma pasta. A hospedagem solidária funcionou de maneira muito bacana. Todos os locais atendiam as necessidades do pontos fora do eixo, com internet, alimentação, quartos fornecidos pelos pontos fora do eixo locais. O translado solidário também funcionou muito bem. Os horários foram cumpridos a rigor. A alimentação solidária foi muito bacana. No primeiro dia, marmita no Parque da Cidade, já oferecendo uma atração turística do local. No segundo e terceiro dias, o almoço foi na cobertura Esquina, com aquela força maternal que é indispensável na vida dos coletivos. Muito bom! As transmissões ao VIVO deixaram a desejar em virtude da oscilação da internet.
A programação foi cumprida a rigor e a participação do Massa Coletiva com Felipe Silva, para refletir sobre a regional centro oeste a partir da experiência de outra região, foi muito interessante para complementar os desafios e os pontos fortes que temos como trabalho pela frente. A abertura do congresso se deu com essa reflexão. O GD do PNUD foi essencial para introjetar o projeto Mostre seu Valor nos pontos fora do eixo participantes e esclarecer sobre os diferentes métodos planejados para difundir a ação. Além disso, foi o principal momento onde selamos o contrato de parceria com a rede no que tange a difusão dos valores Fora do Eixo a partir de um Concurso internacional. O PNUD apontou a disposição do Faustão e da MTV em ceder espaços para a difusão do nosso Concurso. O GD do CBAC com o Fábio pedroza foi muito interessante. O CBAC é a proposta de organização de bandas na perspectiva de coletivos, a exemplo do Móveis Coloniais de Acaju. A idéia é que ela se espalhe em todos os estados dos pontos fora do eixo, atuando em parceria com os mesmos no cenário local, tornando-se uma rede de bandas organizada nacionalmente. Fundamental pro fortalecimento do cenário musical independente. O Cine+ com Rodrigo Bouillet foi uma ótima oportunidade de conhecer o movimento cineclubista atual, selar a parceria da rede com o Cine+ a partir dos Kit´s audiovisuais e trocar tecnologias. Segundo ele, a ferramenta de organização da rede é uma das maiores contribuições que podemos oferecer aos cineclubes. Fechamos com ele também, a participação no 6º Observatório FDE sobre Direitos autorais, tendo em vista que o movimento cineclubista foi um dos mais ativos nas proposições de reforma da lei.
Os Gt´s foram trabalhados com todos os pontos fora do eixo. Mudamos a metodologia ao percebermos que unindo todos os pontos, teríamos um índice de aproveitamento maior, uma vez que a quantidade de pessoas não seria o suficiente para que todos os coletivos estivessem representados em cada GT. O resultado foi bem satisfatório. Fizemos a leitura de todos os programas, incluindo proposições e apontando esclarecimentos, assim como na carta de princípios e regimento interno da rede. Trabalhamos no entendimento e construção dos organogramas dos pontos fora do eixo, explanação sobre a ativação dos empreendimentos sociais, leitura e entendimento do Regimento do Fundo, a construção da rota Centro-Oeste para a Primeira Turnê, O desenvolvimento do programa do Escritório Brasília, o PCult DF e os bate papos livres que foram muito proveitosos. Destaque para as reuniões da estadual goiás que rendeu bons frutos para o novo momento da rede e o aprofundamento do CBAC.
A plenária final encerrou seus trabalhos com a candidatura do coletivo Noma para ingresso à rede com a aprovação de todos e com a leitura de pelo menos um representante de cada ponto fora do eixo sobre o Congresso. Ficou nítido como esses encontros de fato trazem um novo estímulo a cada membro dos coletivos. As trocas de conhecimentos, o exercício de expôr as fragilidades e os pontos fortes de cada ponto para que as soluções e alternativas sejam apontadas e construídas coletivamente, gera uma aproximação ímpar que consolida a identidade horizontal da inteligência coletiva, desenvolvendo um método cada vez mais organizado para o crescimento do processo de forma saudável e orgânica. Numa avaliação final, fica a certeza de que a idealização da etapa regional foi imprescindível para ampliarmos nossa identidade territorial, estendida nacionalmente.
4. DIFICULDADES
* Internet falha
* Divergências nas estratégias do programa do escritório brasília 2010/2011
* Divergências sobre a padronização do nome Grito Rock
5. SUGESTÕES OU OBSERVAÇÕES E ANEXOS (LINK´S)
* http://foradoeixo.org.br/congresso
* Todos os Tec´s serão disponibilizados no Compacto.Tec da ação e estarão fixos na comunidade dos congressos regionais FDE, linkado acima.
Assinatura do responsável (por extenso):
Ponto de Referência Regional - Espaço Cubo
Nenhum comentário:
Postar um comentário