quarta-feira, 22 de outubro de 2008

[2008] Cubo card e o fomento à coletivos!



Nos últimos dias o setor Cubo Card do Espaço Cubo, representado por essa que vos fala, teve a missão de difundir e implementar a moeda solidária em alguns coletivos e projetos pelo país afora. O ponto de partida foi São Carlos (SP) durante a realização do Festival Contato.

Interessante perceber que para se implementar a tal moeda solidária, não basta levar um projeto contendo a tecnologia de aplicação sem considerar o contexto e a forma de organização das pessoas que estão inseridas no processo de construção cultural coletiva. Conhecendo melhor a dinâmica dos envolvidos na organização do Festival, foi diretriz essencial para a implementação da moeda, a formação de um coletivo de maneira organizada. E foi então esse o ponto de partida. Nasceu o Massa coletivo com organograma constituído e portanto, setores de produção e projetos delineados para inicar o processo de trocas solidárias.

Em Belo Horizonte, o mesmo processo se deu com o coletivo Pegada. Organização setorial do coletivo em prol da constituição da moeda solidária que facilitaria a viabilidade dos projetos e necessidades do coletivo.

Ainda em BH, um desafio maior: a parceria estabelecida entre o projeto Conexão Vivo e o Circuito Fora do Eixo automaticamente gera e gira um montante em card investidos pelos coletivos da rede, que deverá ser mapeado, atualizado e finalizado na perspectiva de dar visibilidade a moeda solidária que aglutina todas as moedas: O card fora do eixo.

Frente a tudo isso fica claro que o cubo card em seu conceito e prática, não se trata de uma atividade limitada a uma situação econômica, mas antes disso, a um comportamento cultural que fomenta e legitima um método de organização pautado nas premissas de autonomia, autoridade, solidariedade que cria alternativas fortalecendo a força de trabalho como ferramenta central de transformação entre o ser humano e a natureza.

O Cubo card ainda se torna personagem central dessa rede pautada na nova lógica cultural vivenciado cotidianamente pelo universo da música independente e que certamente, garante uma essencialidade universal apta a ser desenvolvida em qualquer área social humana. É um desafio cada vez maior e que não hesitamos em aceitar.

Nessa perspectiva, o Cubo card vem sendo a principal ferramenta de fomento à coletivos pelo Brasil, estimulando, conectando e permeando os meandros cotidianos dos "antigos" e "novos" coletivos culturais.

Para conhecer mais, basta acessar este blog ou enviar um e-mail para cubocard@gmail.com

Nenhum comentário: