terça-feira, 21 de abril de 2009

[2009] Confiram as tecnologias iniciais do Projeto de Implementação de Bancos Populares em comunidades de Pernambuco

Espaço Cubo em reunião com a presidente da Fundarpe: Foi daí que tudo começou!

Recentemente (como já citado aqui) a equipe do Espaço Cubo foi convidada pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artes de Pernambuco) para ministrar a oficina de "Auto sustentabilidade da cena musical independente", parte do Programa Cubo tec de qualificação em gestões culturais, em Goiana, Cidade do interior pernambucano.

Logo após a oficina tivemos uma reunião com a Presidente da Fundação, Luciana Azevedo, que nos convidou para uma consultoria sobre a implementação de moedas solidárias, similar ao sistema de crédito cubo card, em duas comunidades de Recife: Alto Zé do Pinho e Santo Amaro. Foi então que surgiu o projeto de implementação de Bancos Populares nas comunidades de Recife.

A partir da proposta prontamente aceita pelos cubistas, iniciamos os primeiros passos: a criação de um ante projeto para nortear os trabalhos e reuniões com as comunidades para trabalhar a primeira etapa do mapeamento que consistiu no levantamento de informações gerais das comunidades, sob o olhar dos agentes das mesmas, finalizando em duas fichas técnicas.

A idéia é sistematizar o máximo de informações relevantes para o envolvimento de toda a comunidade com a ação dos Bancos Populares para posterior implantação. Nessa, já buscamos o Lumo Coletivo para acompanhar todo o processo e dar prosseguimento aos trabalhos junto à Fundarpe e às comissões representantes dos bairros Alto Zé do Pinho e Santo Amaro. É o Lumo Coletivo que dará o suporte às atividades definidas e será a ponte entre as comunidades e o governo, fomentando o desenvolvimento da ação pela própria sociedade civil.

Por hora, acompanhe o ante projeto de implementação de Bancos Populares, a ficha técnica do Alto Zé do Pinho, relatório de reunião Santo Amaro e a ficha técnica do Santo Amaro. E não perca os próximos passos.

Nenhum comentário: