sexta-feira, 3 de abril de 2009

[2009] Oficina de sustentabilidade da música finaliza com trocas entres os novos coletivos de pernambuco

"Oficina de Sustentabilidade da música independente"
Foto: Coletivo Lumo

Hoje foi o último dia da Oficina de "Sustentabilidade da música independente" ministrada pela equipe do Espaço Cubo. Realizada em Goiana, município de Pernambuco com menos de cem mil habitantes, o projeto faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural 2009, realizado pela Fundarpe (fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). O Festival é um programa do governo estadual que procura aplicar oficinas, palestras, feiras e espetáculos artísticos em todos os municípios estaduais, propiciando uma rede cultural de Pernambuco.

A Oficina faz parte do Programa Cubo Tec, que consiste na qualificação da gestão cultural independente e no fomento de novas organizações coletivas. O programa se iniciou em 2007, a partir do Conexão Vivo - Festival desenvolvido pela Cria produções (BH) com oficinas, palestras e shows produzidos a princípio, nos municípios de Minas Gerais e que este ano se estende para mais cinco estados brasileiros.

O casamento entre o poder público e a iniciativa privada possibilitaram mais um ganho para a sociedade civil: Com a oficina de sustentabilidade da música, novos coletivos se integram à rede do Circuito Fora do Eixo, ampliando o seu alcance.

"Mostra da moeda Cubo Card"
Foto: Lumo Coletivo

A metodologia aplicada foi simples e enxuta: No primeiro dia, dedicado à teoria, as reflexões garantiram a coleta de informações para o desenho da realidade local, apresentação geral da gestão cubista, além da explanação sobre o histórico do cenário cultural independente. Já no segundo e terceiro, a prática norteou o desenvolvimento do organograma/fluxograma interno de cada grupo presente, além da decupagem de serviços e produtos possíveis em cada organização. O encerramento preveu o exercício da troca entre os grupos que rendeu projetos e ações para serem trabalhados em rede, dentro do ideal da Ecosol (Economia solidária).

Os resultados serão divulgados e disponibilizados em alguns dias, no Cubo tec.

Nenhum comentário: