quarta-feira, 26 de agosto de 2009

[2009] Espaço Cubo representa Mato-Grosso e o Circuito fora do Eixo na II Conferência nacional de Cultura



O Espaço Cubo foi indicado pelo Ministério da Cultura para representar a II Conferência Nacional de Cultura no estado de Mato-Grosso e nacionalmente, através do Circuito Fora do Eixo, no que tange à Facilitação do processo de realização das conferências.

O Corpo de "facilitadores nacionais" é inédito no organismo da Conferência Cultural que em 2009 chega à segunda edição. A primeira Conferência Nacional de cultura foi realizada em 2005 e o Espaço Cubo também participou do processo, sendo alguns de seus membros eleitos delegados e relatores nacionais.

Entre os dias 19 e 21 de agosto, em Brasília, realizou-se a reunião dos facilitadores nacionais com uma capacitação sobre o papel a ser desempenhado. Leitura e análise do regimento, entendimento da metodologia abordada, explanação de dificuldades e facilidades estaduais e municipais permearam intensamente nessa troca de experiências vivenciadas por esses dias.

Os "facilitadores" têm a missão de orientar a comunidade cultural e o poder público local e estadual, sobre as diretrizes da Conferência, além de relatar à Comissão Nacional (MINC) todos os encaminhamentos e ações realizadas em prol da mesma. Ainda é papel do facilitador diagnosticar o contexto local e trazer alternativas para sanar as dificuldades, dando encaminhamento ao bom desempenho do processo.

O facilitador é um importante instrumento de articulação e mobilização, e por isso consideramos importante atribuir à sua função (mesmo que essa atribuição seja pessoal) o empenho sobre a sociedade civil organizada, visto que ela é elementar para o objetivo da Conferência nacional que surge justamente para ampliar a participação da sociedade nos planos governamentais e assim gerar uma democracia cada vez mais ampla e protagonizada pela própria comunidade. Dessa maneira, o Espaço Cubo pretende garantir a facilitação do processo e mobilizar a comunidade cultural em prol de mais uma realização histórica no cenário cultural nacional.

Para maiores informações, acessem: http://blogs.cultura.gov.br/cnc

Nenhum comentário: