sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[2009] Redecem lança piloto de moeda complementar na Feira da música de Fortaleza

moeda complementar cultura "Patativa"

Já é sabido que o Circuito Fora do Eixo através da frente gestora Fora do Eixo Card vem desenvolvendo o fomento de moedas complementares nos coletivos independentes que compõe a rede. Depois do lançamento do Goma Card em Uberlândia e do piloto da Lumoeda em Recife (PE), chega a vez do lançamento do Patativa - sistema de crédito / moeda complementar do Coletivo Redecem (CE).

O nome da moeda é uma homenagem ao artista (poeta, escritor, cantador, compositor) Patativa do Assaré, um dos maiores mestres populares da cultura brasileira, que se estivesse vivo, estaria completando 100 anos em 2009. Muito interessante a homenagem que vem pra selar o princípio de uma história dentro dos princípios da economia solidária na cultura independente, em Fortaleza (CE).

A Redecem é um dos coletivos mais recentes formados dentro da rede Fora do Eixo, criada a partir da Oficina "Cubo tec - Formação e sustentabilidade de coletivos independentes", ministrada pelo Espaço cubo no primeiro semestre deste ano. Apesar de ser um coletivo novo, conta com grupos e pessoas de grande bagagem cultural local e nacional, como é o caso da Prodisc, realizadora da Feira da Música de Fortaleza, evento que sedia o lançamento da moeda. Os participantes da Feira já contam com a Patativa para consumir alimentação, bebidas, ingressos e demais serviços e produtos em estabelecimentos conveniados ao sistema de crédito.

Para maiores informações acesse o site da Feira da Música.

2 comentários:

Black Sonora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Black Sonora disse...

Opa... eu estive na Feira da Música e tive em mãos algumas Patativas.

Pena que vários expositores não aceitaram, infelizmente a organização do evento não trabalhou a funcionabilidade da moeda dentro da Feira.

Mesmo assim... uma ótima inciativa, espero que ano que vem a Patativa seja aceita em toda a Feira da Musica.

No mais... aquele abrAÇO das Geraes

Yuga