sábado, 20 de junho de 2009

[2009] Arranjos produtivos locais para a cultura independente


Imagem ilustrativa


Arranjos produtivos locais pela wikipédia, são o conjunto e atores econômicos, políticos e sociais que desenvolvem atividades econômicas correlatas e que apresentem vínculo de produção, interação, cooperação e aprendizagem. Certamente os APL´s são essenciais para o desenvolvimento sustentável de um cenário, em partcular, o cultural. Afinal, é a partir da organização de uma cadeia produtiva que conseguimos construir um terreno fértil para o desenvolvimento das pontencialidades locais, no caso, os potenciais da cultura.

O
Espaço Cubo e o Coletivo Gomaatuavam na articulação e execução da cadeia produtiva musical de Cuiabá e Uberlândia tornando esses arranjos locais bases forte de sustentação para a construção de um arranjo nacional, com o Circuito Fora do Eixo.

Em 2009, a oportunidade de conceituar e expandir os trabalhos que já existiam no cenário musical, na forma de um projeto piloto de Arranjo Produtivo Local, abriu um canal para a transversalidade entre a Tecnologia Social e a Cultura, ampliando o panorama que visa se espalhar pela rede. O processo ainda legitima uma ferramenta importante para a política cultural do país.

O projeto do
APL (Arranjo Produtivo Local) Cuiabá e Uberlândia foi desenvolvido pelos Coletivos envolvidos e parceiros como a ONG Programando o Futuro (DF), além do idealizador Marcus Franchi do Ministério da Cultura. A partir de agora, estamos no aguardo da aprovação do Convênio e trabalhando na expansão dos APL´s pelo Circuito Fora do Eixo.

Acessem:

Projeto APL Cuiabá e Uberlândia 2009
Orçamento APL Cuiabá e Uberlândia 2009

Projeto oficial APL Cuiabá - inscrição MCT 2009

Nenhum comentário: