segunda-feira, 19 de outubro de 2009

[2009] Calendário da II CNC divulga a participação dos municípios de Mato-Grosso



Desde agosto, mês em que se oficializou os facilitadores nacionais da II CNC através de uma oficina de capacitação realizada em Brasília, que o Espaço Cubo vem trabalhando em prol das Conferências livres e intermunicipais/municipais pelo Circuito Fora do Eixo e o estado de Mato-Grosso.

Mesmo com as dificuldades imprevistas como a troca do secretário municipal de Cultura de Cuiabá e o afastamento do secretário estadual de Mato-Grosso, durante o processo decisivo para a mobilização do estado e capital, conseguimos atingir os pólos mato-grossenses e estimular a realização das Conferências nessa reta final. O prazo limite determinado pelo Comitê executivo Nacional é 31 de outubro e a corrida é intensa para atingirmos nosso objetivo.

Em setembro, o Circuito Fora do Eixo realizou a I Conferência livre da rede junto ao II Congresso Fora do Eixo, em Rio Branco, no Acre. Na ocasião o estado também estava no processo de realização da conferência municipal de rio Branco, do qual pudemos presenciar. O Acre se tornou referência nacional pela plenitude atingida com as Conferências, abarcando cem por cento dos municípios do Estado e abrangendo todas as propostas extraídas dos municípios para selecionarem somente na etapa estadual, garantindo um processo bastante democrático. E por isso a Conferência Intermunicipal do pólo Cuiabá garante a presença da coordenadora da Conferência acreana, Karla martins, para apresentar o modelo aplicado, acompanhar e auxiliar nos trabalhos.

Hoje, chegamos na Agenda das Conferências do Estado de Mato-grosso, garantindo a presença de 10 dos 11 municípios pólos do Estado no processo, além de algumas conferências municipais "isoladas" devido a maior facilidade para alguns municípios. A agenda está disponível por aqui e na lateral direita deste blog e ainda está em processo de finalização.

Aproveitem para visitar o blog oficial da II CNC de Mato-Grosso!

Nenhum comentário: