sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

[2009] Cubo Card inspira economista da Unesp a desenvolver pesquisa sobre Moedas Complementares


E-mail enviado ao cubocard@gmail.com

O Estudante de Mestrado em Economia, Glauber Gonçalves, desenvolve pesquisa sobre Moedas e Ativos Complementares na Unesp do município de Araraquara (SP), "inspirado pelo sistema Cubo Card".

Em e-mail enviado ao Espaço Cubo, o estudante explicita que "em Economia, as moedas complementares podem ser entendidas de diversas formas, dependendo da referência teórica que se estuda." No caso, utiliza de uma abordagem pós-keynesiana (John Maynard Keynes) pra traçar um paralelo entre a moeda solidária e a moeda corrente nacional.

O Sistema de trocas Cubo Card, desenvolvido há 5 anos pelo coletivo Espaço Cubo, veio potencializando a consistência da troca de trabalhos em rede como uma alternativa para o desenvolvimento de empreendimentos culturais.

O Cubo Card ganhou sua ampliação nacional a partir do Circuito Fora do Eixo, Movimento que articula em rede hoje, mais de 40 coletivos culturais independentes. A moeda solidária tornou-se uma das principais trocas entre os agentes envolvidos e despertou a curiosidade de pensadores brasileiros.

Após o notório reconhecimento do Cubo Card pelo Paul Singer - maior referência de Economia Solidária no país - a partir da palestra cedida no Festival Calango 2008, o sistema solidário cultural atraiu maiores atenções, garantindo respaldo para a sua difusão em todo território nacional.

Outro reconhecimento que possibilitou a credibilidade e o desenvolvimento do Cubo Card foi a do professor Ioshiaqui Shimbo, diretor da Incubadora de Cooperativas populares da UFSCAR, convidado para participar do II Congresso Fora do Eixo realizado no Acre, em setembro de 2009.

Além da "estratégia de guerrilha" adotada pelos membros do coletivo Espaço Cubo na missão de difundir o sistema, o potencial deste atrai "por conta própria" os mais curiosos, em especial pesquisadores estimulados por seus professores, como o caso do Glauber que compõe o Grupo de Estudos sobre a Cadeia produtiva da Música na UFSCAR. A prática do Cubo Card lhe despertou a vontade em entender a diferença entre o método "tradicional" econômico e o método "inovador" que funciona a partir de princípios coletivos e solidários num contexto cultural.


Nenhum comentário: