segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

[2009] Espaço Cubo abre CNPJ próprio após 07 anos de atividade


O Instituto Cultural Espaço Cubo abre CNPJ próprio após 07 anos de atividade no cenário cultural mato-grossense e nacional. Contando com CNPj´s parceiros e até mesmo o da Cooperativa da qual também faz parte (Coccar), o Instituto preferiu encontrar sua identidade antes na prática, para posteriormente se enquadrar nas regras legais sociais.

Hoje, o Cubo se constitui legalmente como uma Associação sem fins lucrativos denominada ASPROGIC - Associação dos produtores e gestores independentes de Cubo Card. O Estatuto ainda foi elaborado à maneira antiga, constando o formato tradicional presidencialista, por ser esse modelo o mais fácil de ser aprovado, segundo advogados consultores. Porém já estamos trabalhando em uma reforma estatutária para mudar esse conceito em teoria pois em prática, ele nunca foi realizado. Afinal, esse ano, as Leis organizacionais tornaram-se flexíveis quanto ao estatuto do terceiro setor.

Recentemente, o Fora do Eixo Card (frente do Circuito Fora do Eixo) lançou na lista dos coletivos o formulário de mpaeamento de CNPj´s para organizar e planejar melhor as ações da rede, em 2010, considerando os CNPj´s próprios e parceiros dos coletivos para serem utilizados na captação de recursos. Além disso o mapeamento vai nos dar o indicativo de quantos coletivos do CFE ainda são informais. Em breve o mapeamento será disponibilizado no fora do eixo tec.

Por enquanto, acessem a ficha cadastral do Espaço Cubo (ASPROGIC) na receita federal e o Estatuto. E aproveitem para acessar os documentos necessários para abertura de uma associação por aqui!

Nenhum comentário: