quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

[2009] Rede Música Brasil mobiliza segmento para a pré-conferências setorial


Plano de trabalho Pré Conferência setorial de Cultura

Muito já foi difundido por este blog sobre o processo da Conferência Nacional de Cultura e suas diversas etapas e ramificações. Dia 15 deste mês, finalizou-se o prazo das Conferências Estaduais e Livres de Cultura em todo o país e agora a mobilização se volta para as Pré-conferências setoriais da cultura, com prazo de até 28 de fevereiro de 2010 para serem realizadas.

Recentemente em Recife, durante a realização da Feira Música Brasil, a Rede Música Brasil que aglutina entidades, organizações e agentes de toda a cadeia produtiva da música, se reuniu para definir o processo de organização da Pré-conferência e Colegiado Setorial do segmento musical. Esses encontros presenciais para a definição do processo político setorial da música, pela RMB, vem tomando corpo desde o Goiânia Noise Festival deste ano.

A classe musical optou por potencializar os Fóruns como instâncias deliberativas de maior legitimidade para a eleição dos delegados e contando com a capilaridade do Fórum Nacional da Música e do Circuito Fora do Eixo, definiu-se os mediadores desses fóruns em todos os Estados brasileiros. De cada Fórum (por Estado) realizado, 03 delegados devem ser eleitos e concluir sua inscrição pelo site do MINC. 81 delegados em todo o Brasil participarão da pré conferência setorial de música e da eleição do Colégio Setorial que será constituído por 15 representantes nacionais.

A Conferência Nacional de Cultura tornou-se o principal instrumento de participação popular na política cultural nacional e desde a sua primeira realização em 2005, vem gerando frutos significativos para o desenvolvimento do cenário cultural brasileiro. A Música é um dos segmentos mais organizados atualmente e com condições de trazer experiências novas e trocar tecnologias com os outros segmentos culturais do Brasil, afim de se organizarem na mesma perspectiva. É dessa maneira que mais uma vez o Espaço Cubo e todos os coletivos do Circuito Fora do Eixo, se inserem na articulação desse desenvolvimento em prol da cultura brasileira que queremos: diversa, solidária, comportamental e pautada nas trocas do complemento.

Acessem a lista dos mediadores dos fóruns musicais escolhido pela RMB e a Metodologia das pré conferências culturais disponibilizadas pelo MINC.

* Relação de mediadores Fóruns RMB - pré conferência musical
* Plano de trabalho Pré Conferências setoriais

Nenhum comentário: