quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

[2009] Imersão do Fora do Eixo Sudeste conta com participação Cubista

A hora da virada fora do eixo


O Reveillon Fora do Eixo Sudeste extendido por uma imersão dos coletivos do fora do eixo minas, Massa Coletiva de São paulo e o Cubo resultou em três ações macro significativas pro aprimoramento das redes estaduais e regionais do CFE.

A primeira ação foi o próprio evento Reveillon Fora do Eixo Regional, realizado na casa de shows do Goma, que amplia o calendário de ações do Fora do Eixo Sudeste, em especial, tornando um formato interessante para se passar as viradas de ano com trabalhos intensos, além do maior conhecimento dos membros dos coletivos envolvidos, culminando no desenvolvimento da dinâmica de grupo, fundamental pra sustentabilidade da formação coletiva.

O Espaço Cubo experimentou o potencial desse evento para a cena local, há 6 anos e também foi uma ótima oportunidade de passar a virada em plena atividade. O Feliz Ano Rock acabou se tornando o primeiro passo para as próximas viradas cubistas virem sempre vinculadas ao processo coletivo. Agora, com a rede cada vez mais crescente, nada melhor que transformar essa ação em âmbito estadual, regional ou até mesmo nacional.

A segunda ação resultante do processo colaborativo entre os coletivos foi a Organização da rede estadual de minas com a formação do núcleo durável, oficinas padrão para a formação coletiva e do plano de lançamento do Fundo Estadual e Regional Fora do Eixo, a partir do projeto de Circulação fora do Eixo Minas, aprovado pela Lei de Incentivo Estadual. O plano serve ainda como piloto para as outras redes estaduais e regionais do CFE.

A terceira ação consiste nas atividades de circulação e formação englobando as oficinas que abrangem o contexto da cadeia produtiva cultural do CFE para serem produzidas pelos eixos de trabalho do núcleo durável em Festivais e eventos diversos realizados pelos coletivos fora do eixo e as rotas para a circulação em todo território mineiro. O laboratório das oficinas será desenvolvido nos Festivais mineiros pelo núcleo durável do FDE Minas a partir do projeto de Circulação aprovado e o laboratório das rotas, prevê o Grito Rock 2010 como principal campo de atuação.

Além dos trabalhos tangíveis, a imersão garantiu reuniões intensas sobre a dinâmica dos grupos, a configuração dos perfis, a readequação de processos em cada coletivo envolvido rendendo planejamentos focados em cada coletivo, registrados em atas.

Entre as tecnologias desenvolvidas na ação da virada fora do eixo sudeste estão o plano de trabalho Fora do Eixo minas e sudeste 2010, o planejamento Fora do Eixo minas e sudeste 2010, as rotas personalizadas nos mapas, o compacto.tec do Projeto de Circulação FDE Minas com a readequação da planilha do Projeto de Circulação definindo o percentual por setores e dos Fundos Estadual e Regional, ata do planejamento dos coletivos Retomada, Megalozebu, Pegada e Semifusa, além da definição dos coordenadores do núcleo durável do goma e da elaboração do blog de tecnologia do Goma, o Goma de Mascar. Dias bem produtivos. Para conferir, basta clicar!

Nenhum comentário: