sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

[2009] Cubo Card é inscrito no Edital de novas tecnologias do Sebrae

Paul Singer aprova o Cubo Card

O Sebrae nacional lançou há pouco tempo um edital sobre novas tecnologias pautada no desenvolvimento da Economia da Cultura. Na primeira fase, uma carta de intenção deveria ser entregue (até o dia de hoje) para avaliação da capacidade da entidade em gerir um grande projeto.

O Espaço Cubo, Instituto de Cultura Alternativa, percebeu logo a grande oportunidade para se implementar em maior escala e de maneira aprimorada, a tecnologia do Cubo Card.

O Cubo card promove um laboratório econômico que se iniciou (em 2004) no setor musical de Cuiabá (Hell City) se vascularizando para outros setores culturais. Hoje, integra toda a cadeia produtiva da música tendo como associados ao sistema, estúdios, lojas de Cd´s, roupas, restaurantes, hotéis, locadoras de vídeo, biblioteca, casa de shows, festivais, selos e etc. Um case significativo para a manutenção e sobrevivência dos projetos e agentes culturais.

O Cubo Card é um sistema de crédito pautado na troca de serviços e produtos que utiliza do escambo para garantir a viabilidade, mesmo sem ter dinheiro, das atividades e agentes culturais, reduzindo o valor em real de custos primordiais e convertendo gastos em investimentos. O sistema oferece um atalho para o caminho da subsistência de um projeto sem a necessidade do dinheiro como intermediário, afinal, se preciso de um show, é mais fácil pagá-lo com o meu trabalho do que ganhar dinheiro com o meu trabalho para pagá-lo. O cubo card ainda torna o próprio custo do trabalho em lucro, considerando que ele atende a manutenção de um projeto próprio e assim, equilibra a relação do trabalho com a mais valia.

É notório o estímulo ao empreendedorismo que alimenta a economia da cultura e a inovação tecnológica que o sistema de crédito cubo card (Cc$) nos permite.

Confira a nossa carta de intenção ao Sebrae.

Nenhum comentário: