sábado, 17 de janeiro de 2009

[2009] Cultura e Mercado fala sobre Economia criativa

Cultura e Mercado


Hoje mesmo o site Cultura e Mercado desenvolvido por Leonardo Brant escreveu um texto muito interessante sobre a Economia Solidária, ou Criativa. Pesquisando na rede assuntos relacionados sobre o tema, encontramos no Portal Fora do Eixo esse artigo que discorre de maneira ímpar sobre como se desenvolve esse conceito e o porquê dele estar além da economia financeira convencional.

Mesmo que o texto não fale sobre o Cubo Card, certamente cabe para ele. O processo de trabalhar com a cultura, campo em que o lucro se faz além do dinheiro se dando por meio da mudança social, trata-se de uma leitura vivida em prática pelo Sistema de Crédito Cubo Card. Afinal, "voltar aos primórdios" para entender que as relações de troca de trabalhos não depende do dinheiro como intermediário, faz com que repensemos o valor de uso de cada trabalho produzido através da necessidade e do benefício social compartilhado com os envolvidos nessa relação de troca.

Deixo somente um trecho do artigo para que leiam e façam suas próprias interpretações:

"Dia e noite, masculino e feminino, racional e emocional, tangível e intangível, a lista de dualidades que nos caracteriza é imensa. Talvez, assim como as duas pernas com as quais caminhamos, o que nos mobiliza é justamente a busca de equilíbrio e rearranjos entre estas dualidades.

Nada nos atrai tanto quanto o desejo de mudança, transformação, que faz com que inovemos e reinventamos maneiras de ser e de fazer. Nada nos assusta tanto quanto mudanças e transformações, que fazem com que nos apeguemos a padrões que podem não fazer mais sentido."(...)

Mais no Cultura e Mercado

Nenhum comentário: