sábado, 24 de janeiro de 2009

[2009] Pop up destaca Cubo Card

Clipping Cubo Card - Pop Up


No site Pop up do jornalista e mestre em comunicação Bruno Nogueira está destacado uma matéria sobre a Economia Solidária na Música com ênfase no sistema de crédito Cubo Card.

A matéria, original no Caderno Dez! no jornal A Tarde, foi realizada no ano passado e Bruno Nogueira fez questão de deixá-la destacada em seu site. Traçando um paralelo sobre a cadeia produtiva da música com a Economia Solidária, a matéria discorre sobre a experiência do Cubo Card sendo propulsor da cena "Hellcityana" alavancando inclusive bandas locais como Vanguart e Macaco Bong para o cenário nacional. Segue abaixo um pequeno trecho:

"Quando um grupo de amigos decide montar uma banda, ensaiar, gravar um EP e, quem sabe, arriscar alguns shows, quase sempre não faz idéia de quanta gente está envolvida em todo esse processo. Do vendedor de instrumentos ao dono do estúdio, passando pelo produtor da casa de show e o próprio público, todos estão em uma mesma cadeia produtiva. E todos estão sempre com um mesmo problema em comum: a falta de dinheiro.

Ao perceber que tantas pessoas estavam conectadas, um grupo de bandas independentes do Cuiabá, em Mato Grosso, decidiu montar um sistema de cooperativa inspirado em modelos de economia solidária. “Hoje em dia até para ser egoísta você tem que pensar coletivamente”, brinca Pablo Capilé, a frente do Espaço Cubo. Formado em 2002, a idéia inicial deles era viabilizar um circuito onde os grupos podiam se apresentar ao longo do ano inteiro." (...)

Mais no Pop Up!

Nenhum comentário: